17 de jun. de 2016

O nome da rosa (Umberto Eco) – RC 2016


Título: O nome da rosa
Autor: Um Berto Eco
Mês: Junho
Tema: Da lista de TOP 100 mistérios
Editora BestBolso, 592p.

Na Itália do início do século XIV, o frei e ex-inquisidor Guilherme de Baskerville chega a uma abadia famosa na Itália, na companhia de um noviço, Adso de Melk, para investigar o assassinato de um dos monges, ocorrido no dia anterior. Sua missão se complica porque ao longo de sete dias, diversos outros assassinatos acontecem, e frei precisa correr contra o tempo para descobrir quem é o autor dos crimes. O próprio tamanho da abadia, cuja arquitetura se assemelha a um labirinto, também não facilita seu trabalho de investigação, pois o abade proibiu o acesso a gigante biblioteca, local para o qual apontam todas as pistas sobre as tragédias que vem acontecendo na abadia.

Eu sempre tive curiosidade para ler este livro, principalmente depois que eu soube do filme homônimo estrelado por Sean Connery, que é um dos meus atores favoritos. Demorei um tempão para conseguir e deu sorte esse ano, porque pude encaixá-lo em um dos desafios literários que participo. Valeu muito a pena. No começo, a leitura é meio arrastada, mas no meio do livro eu peguei o embalo e não consegui mais largar. Meu texto pode parecer pequeno em comparação a grandiosidade do livro, e é mesmo. Essa é uma das vezes em que eu me pego tentando achar palavras para escrever uma boa resenha sem entregar tanto da história, o que é bem difícil, porque esse livro é fantástico. Umberto Eco acerta simplesmente em tudo: na voz do narrador, no ritmo da narrativa, na trama em si. Ler este livro só me deixou mais ansiosa para ler outro livro dele que esta na minha lista de desejados há muito tempo, Livro completamente indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário