22 de fev. de 2016

A pequena vendedora de fósforos (Hans Christian Andersen) – RC 2016


Título: A pequena vendedora de fósforos
Autor: Hans Christian Andersen
Mês: Fevereiro
Tema: Conto de fadas de cultura diferente
Editora Scipione, 30p.

Rússia pré-revolucionária. Na noite da virada do ano, uma garotinha humilde vende caixinhas de fósforos. Da rua ela consegue ver e ouvir o som de alegria das casas onde as pessoas estão comemorando o ano novo. Menos ela, que tenta sobreviver ao frio cortante. Com medo voltar pra casa e dizer ao pai que não havia vendido nada, ela se senta na calçada e acende um fósforo para tentar se aquecer. No primeiro fósforo acesa, ela tem a visão de um aquecedor, que some quando o fósforo se apaga. Encantada, ela acende outros fósforos, que lhe trazem visões de uma mesa farta e uma bela árvore de Natal. Seu último fósforo revela a visão de sua amada avó falecida, e ela, com medo da avó desaparecer, vai acendendo um fósforo atrás do outro. Quando a avó abre os braços, ela só quer se aninhar no conforto do abraço conhecido...

A primeira vez que eu li essa história foi em uma dessas coletâneas infantis (eu tenho muitas coleções assim). Mas eu procurei e pesquisei porque queria uma edição mais completa. Não é como se existisse muitas coisas para serem completadas, mas no livro que eu li quando criança a história era bem resumida. Então fui atrás e acabei achando esse livro na biblioteca pública do estado. Li e chorei de novo. A história é muito tocante, não dá para não se emocionar. Totalmente recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário