25 de jan. de 2013

Light and darkness: the men of The Hunger Games (Femnista) III

Quando eu ainda nem sabia dessa nova série... Um artigo publicado na edição de Setembro-Outubro de 2011. 

Luz e escuridão: os homens de Jogos Vorazes (Light and darkness: the men of The Hunger Games) 
Autora (Author): Rachel Sexton.

 Desde que a popularidade de Harry Potter cresceu absurdamente, a categoria de livros conhecidos como jovens adultos tem aumentado para tornar-se uma seção principal rentável do mercado. A série Crepúsculo foi um enorme sucesso e o número de livros destinados a leitores adolescentes tem crescido ainda mais recentemente. Romance de fantasia e paranormal permanece fixo neste tipo de escrita, mas outro gênero surgiu e cresceu em popularidade: o thriller distópico. O personagem principal normalmente enfrenta um governo opressivo futuro e deve lutar por suas vidas e as das pessoas que amam. Um dos primeiros exemplos do boom da ficção distópica é um dos mais adorados da crítica e em breve terá sua adaptação cinematográfica própria. A trilogia Jogos Vorazes conduz um desenvolvimento diferente de personagem em meio a uma trama de ritmo agitado e os personagens Peeta e Gale deixam uma impressão única e memorável.
Jogos Vorazes começa em um desolado futuro próximo onde os Estados Unidos entrou em colapso e foi substituído por uma nação conhecida como Panem. Neste lugar, uma opressiva Capital governa sobre 12 distritos separados. Para manter rebeliões controladas, cada distrito é forçado a enviar um menino e uma menina entre as idades de 12 e 18 para uma luta até a morte na televisão chamada Jogos Vorazes.
Katniss Everdeen é a personagem central que conta a história em primeira pessoa. Ela tem sido a provedora de sua família desde a morte de seu pai em um acidente de mineração que causou o colapso mental de sua mãe. Embora sua mãe tenha se recuperado o suficiente para retomar suas atividades de enfermagem, ela ainda não é capaz de ser a principal fornecedora. Katniss caça bem e consegue ajudar a família evitar a fome; ela também tem um parceiro de caça em Gale, um menino que perdeu o pai no mesmo acidente que matou o dela. Ele é seu melhor amigo e um companheiro de sobrevivência.
Quando Katniss tem 16 anos, a Colheita que escolhe os competidores para os Jogos no seu distrito (chamado de Tributos) chama o nome de Prim. Sem hesitar, Katniss toma o lugar de sua irmã. O tributo masculino acaba por ser Peeta, o filho do padeiro local, que tem a mesma idade de Katniss. Ela lembra que no momento mais sombrio depois da morte de seu pai, quando a família estava prestes a morrer de fome, Peeta arriscou a ira de sua mãe e propositadamente queimou dois pães para dar a Katniss quando ela estava fraca e caída perto de sua casa. Este é o estado de interação entre Katniss e a relação com cada personagem masculino quando a trilogia começa, mas muitas mudanças estão por vir.
Gale é apresentado primeiro, mas Peeta aparece mais na primeira parte da história. Embora o leitor fique com Katniss o tempo todo, Peeta está bem estabelecido antes do início dos jogos. Publicidade envolve todos os tributos, com cada um recebendo estilistas pessoais e entrevistas televisionadas antes de serem transportados para a arena. A entrevista é o momento em Peeta revela a característica central de sua natureza: o seu charme. Ele é natural diante de uma câmera.
Ele é agradável, talentoso em manter o tom perfeito ao responder perguntas. É neste momento em que a história romântica da série começa, pois Peeta admite em entrevista que ele tem sentimentos por Katniss.
Eu não vou estragar a ação dos jogos para você, mas o drama de vida ou morte nunca acaba. Ao mesmo tempo, Katniss tenta discernir se seus sentimentos por Peeta são reais. No início, o problema é que eles estão todos na arena para matar uns aos outros, mas depois da Capital ter anunciado que os tributos masculino e feminino do mesmo distrito poderiam ganhar juntos, Katniss concentra-se em fazê-los sair de lá vivos. Todos os tributos são orientados por vencedores passados do seu distrito, e o dela é um alcoólatra de meia-idade, Haymitch. Katniss percebe que ele, através do timing dos presentes enviados para a arena, está mostrando a ela que um romance entre ela e Peeta é a melhor maneira de colocar Panem do seu lado e levar ambos de volta para casa. Ela encontra Peeta e cuida de seu ferimento grave, o tempo todo se perguntando o quanto de sua ligação será real após os jogos, assumindo que eles sobrevivam.
A segunda parte, Em chamas, começa logo após sua volta ao Distrito 12 e o romance muda para um triângulo quando Gale demonstra seu interesse em Katniss com um beijo.
Neste livro, o maligno presidente Snow ameaça os entes queridos de Katniss, incluindo Gale, se ela e Peeta não lutarem como uma equipe e jogarem pelas regras. Gale já está mostrando tendências revolucionárias, e é ele quem informa Katniss que o lendário Distrito 13, que se levantou contra a Capital e provocou a criação dos jogos vorazes depois de ser derrotado, não pode ter sido dizimado depois de tudo. Esta é a característica que define Gale: ele é um lutador. Ele sobrevive da caça com Katniss e fala abertamente contra as restrições da Capital.
Enquanto ele aparece mais em Em chamas, Gale não deixa tão claro para o leitor seus sentimentos por Katniss como Peeta, o que torna a decisão de escolher entre os dois jovens difícil. Mas o que acontece depois diz muito sobre cada um deles e deve ajudar o público a decidir com quem a heroína deve ficar. A trama permanece focada na ação, mas estes dois protagonistas masculinos foram habilmente movidos para lados opostos de um triângulo amoroso com a heroína.
A última parte, Esperança, prova ser definidora para estes dois rapazes. A recuperação de Peeta após o resultado do Massacre Quaternário é muito complicada e demorada, mas ele está ao lado de Katniss e Gale no reduto rebelde do Distrito 13, quando a revolução contra a Capital atinge o seu auge e acompanha os rebeldes quando eles vão para a própria Capital para terminar a opressão de uma vez por todas.
Gale se beneficia poderosamente da maior parte da história neste último livro e vemos que a mente estratégica que lhe serve tão bem como um soldado pode ter um tom austero e frio que verdadeiramente o distingue de Peeta. Gale tem fogo, “aceso com raiva e ódio, mas Peeta representa o amarelo brilhante que significa renascimento em vez de destruição.”
A representação física de Gale e Peeta espelha a diferença entre eles – Peeta é loiro e de estatura mediana enquanto Gale é alto e moreno. Ambos são bonitos, algo que o filme sem dúvida explora. Os atores que interpretam Peeta e Gale foram escolhidos completamente de acordo com a descrição no romance de sua aparência: Peeta é interpretado por Josh Hutcherson e Liam Hemsworth é Gale. Agora, cabe a estes dois artistas retratar as diferentes personalidades desses personagens como eles são escritos.
Como a Capital diz aos seus tributos, que a sorte esteja ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário