25 de jan. de 2013

Férias (Marian Keyes) – Fuxicando sobre Chick-lits


Tema: Chick-lit que eu tenho
Mês: Janeiro
Livro: Férias
Autora: Marian Keyes
Ed. Bertrand Brasil, 559p.

Rachel Walsh tem vinte e sete anos, está desempregada, foi dispensada por Luke e é obrigada a se internar em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, após sua amiga tê-la encontrada desacordada e com um suposto bilhete suicida. Ela é levada de volta pela irmã e pelo cunhado para a Irlanda, onde o pai resolve interná-la. Rachel conhece pessoas interessantes na clínica, com problemas piores que os seus, e acaba se tornando amiga de alguns. Quando ela pensa que suas poderia sair após cumprir suas três semanas iniciais de internação, Luke e sua amiga Brigit aparecem na clínica para falar sobre sua dependência como parte da terapia de tratamento. Rachel perde as esperanças de sair e acaba tendo que ficar internada mais tempo que o previsto, finalmente aceitando que é sim uma toxicômana e conseguindo ver qual era realmente o relacionamento que tinha com as pessoas ao seu redor.

Um livro divertido, como a maioria dos livros da Marian Keyes. Férias é a sequência de Melancia, sobre a família Walsh. Neste livro, a protagonista é outra jovem Walsh. Rachel. De primeira, fiquei confusa, sem saber se ela realmente uma viciada ou não. Em parte, minha confusão se deveu totalmente ao fato da própria protagonista não se aceitar como viciada. Em minha opinião, esse é um dos pontos fortes da autora: o leitor se identifica tanto com o personagem que segue tudo pela perspectiva dele, estando certo ou errado, para depois esfregar a verdade na cara de ambos, leitor e personagem. Um chick-lit muito bom. O livro, mesmo tratando de assuntos sérios e reais, faz o leitor se acabar de rir. Totalmente indicado.

3 comentários:

  1. Oi flor!
    Fiz o mesmo que você da primeira vez que li: fiquei na dúvida se a Rachel era mesmo viciada e, como você, também considero isso o ponto forte da Marian!
    Que bom que curtiu a leitura :D
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oie!!
    Me deu vontade de ler, mas primeiro irei ler melancia.
    Gostei da sua resenha*

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro chick lit mas mas nunca li nenhum livro da Marian acredita? Mas eu gostei da resenha, quero ler em breve!

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir