1 de jul. de 2012

As meninas de Lygia Fagundes Telles – DL 2012


Tema: Prêmio Jabuti
Mês: Julho de 2012
Leitura do mês: As meninas
Autora: Lygia Fagundes Telles
Editora Cia. Das Letras, 304 p.

Três amigas, tendo como ponto em comum a solidão, vivendo na época dos governos militares. Enquanto Lia briga com o regime, Ana Clara está metida com drogas e Lorena, a mais rica, vive ajudando as amigas com o dinheiro do papai. As três meninas compartilham um pensionato de freiras, que não cansam de se surpreenderem com o estilo de vida das três. Lia, Ana Clara e Lorena são personagens conflitantes, o que se demonstra através de suas reflexões interiores constantes. A isso, soma-se a miséria cultural da época.

O livro de Lygia Fagundes Telles proporciona uma leitura fácil e a linguagem é leve. A história não é vulgar, apesar de complexa. O mais legal é que é fácil se identificar com qualquer uma das três meninas, mesmo a época que se vive seja outra. Além de ser fácil se identificar com a luta pela liberdade, luta esta que todos travam uma vez na vida. Um belo livro, uma história para pensar.

2 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar muito nesse livro, mas nunca havia lido a sinopse dele. E não é que me interessei? Parece ser super tranquila, mas ao mesmo tempo uma boa leitura ;)

    Obrigada pela dica. Beijos!

    Letícia
    http://achoutil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também é um livro do qual ouço muito falar, mas até hoje não tive a oportunidade de lê-lo. :)

    ResponderExcluir